Sistema reprodutor feminino no Homem

O sistema reprodutor é constituído pelo conjunto de estruturas directamente envolvidas na reprodução de um organismo multicelular e complexo. 

Órgão indiferenciado Órgão masculino Órgão feminino
gónada testículo ovário
canal de Muller Appendix testis trompas de Falópio
canal de Muller utrículo prostático útero
canal de Wolff epididímo canal de Gartner
canal de Wolff próstata glândulas de Skene
seios urogenitais bexiga, uretra bexiga, uretra, vagina
inchaço genital escroto grandes lábios
pregas urogenitais uretra distal pequenos lábios
tubérculo genital pénis clitóris
prepúcio prepúcio capuz do clitóris

Os órgãos sexuais têm origem num conjunto de células primordiais, semelhante em embriões femininos e masculinos. O gene SRY, localizado no cromossoma Y e responsável pela codificação do Factor de Determinação dos Testículos ou Factor de Determinação do Sexo, desencadeia a diferenciação da genitália do embrião masculino, motivo porque existe homologia entre as estruturas sexuais femininas e masculinas, como se pode comprovar pela tabela ao lado.

Até às seis semanas não se manifestam diferenças sexuais nos embriões humanos, logo deduz-se que seja por essa altura que a região SRY seja activada e se inicie a produção das hormonas que estimular a diferenciação.

Os órgãos reprodutores femininos são mais complicados que os masculinos, mas ainda assim podem ser divididos em categorias semelhantes:

  • gónadas - ovários;

  • vias genitais - trampas de Falópio, útero e vagina;

  • genitais externos - vulva. TOPO

Vulva

A vulva consiste em duas pregas carnudas de pele: a mais externa e grossa são os grandes lábios e a mais interna e delicada os pequenos lábios. Normalmente estão unidos de forma a proteger a abertura vaginal mas se forem afastados revelam os restantes órgãos sexuais externos da mulher. 

Numa mulher que nunca tenha tido relações sexuais, uma fina membrana, o hímen, rodeia a abertura da vagina, tornando-a ainda menor. É muito raro que o hímen bloqueie totalmente a vagina mas se tal acontecer é necessária a realização de uma pequena cirurgia.

Logo acima da abertura vaginal, num pequeno montículo carnudo, localiza-se a abertura da uretra, ainda rodeada pelos pequenos lábios.

Do lado oposto da abertura vaginal encontram-se as aberturas das glândulas de Bartholin, que produzem um fluido lubrificante da vagina durante o acto sexual.

O clitóris é, para todos os efeitos, um pequeno pénis. Apresenta a mesma estrutura básica com 3 tubos de tecido esponjoso ao longo do seu comprimento e, quando a mulher é estimulada sexualmente, também fica erecto. É extremamente sensível ao toque devido ao grande número de terminações nervosas, tal como a glande do pénis do homem.TOPO

Vagina

A vagina tem a forma de um tubo e tem geralmente cerca de 10 centímetros de comprimento. A sua extremidade inferior, que abre na vulva, está rodeada por fortes músculos, que têm que ser relaxados para uma penetração confortável. Por outro lado, se se tornam demasiado relaxados, por exemplo após o parto, o acto sexual pode ser menos agradável para ambos os parceiros, podendo ser necessário exercícios especiais para recuperar o tónus muscular.

Na sua extremidade superior encontra-se o cérvix, onde geralmente as mulheres consideram desagradável sentir pressão. As paredes da vagina são enrugadas, o que lhe permite (nos dois terços superiores) aumentar de tamanho para acomodar completamente o pénis. TOPO

Útero

O útero tem uma forma vagamente triangular, com a ponta virada para baixo, em direcção à vagina. Na maioria das mulheres, o corpo do útero está dobrado ligeiramente para a frente sobre a bexiga e de cada lado superior partem as trompas de Falópio. Na extremidade de cada trompa, prolongamentos em forma de dedo rodeiam cada um dos ovários.

O útero é formado por um músculo forte, o miométrio, e tem como função albergar o desenvolvimento do embrião e, no final da gravidez, expulsá-lo através de contracções. Este músculo tem uma capacidade de expansão digna de nota, passando de uma capacidade de 6 mililitros para 4 litros em nove meses. O seu tamanho normal é de cerca de 7 cm de comprimento.

Sob a influência de hormonas, o forro do útero cresce todos os meses. Se não há gravidez este revestimento, o endométrio, é descartado na menstruação, em média a cada 28 dias. Se há gravidez, o endométrio continua a crescer em preparação para a nidação do embrião, logo um dos primeiros sinais de gravidez é a falta de menstruação.TOPO

Ovários

Os ovários são as gónadas femininas, responsáveis pela produção de óvulos rodeados por um conjunto de células secretoras, o folículo. TOPO

Acto sexual no Homem

Os preliminares são muito importantes para a preparação da penetração propriamente dita. Nesta fase, o casal beija-se, acaricia-se e estimula-se mutuamente até que ambos estejam dispostos a realizar a cópula. Quando o casal se sente preparado para a cópula, o pénis é introduzido na vagina e movimentos ritmados de ambos ajudam a aumentar o prazer sexual. 

Com o aumento da estimulação, o homem percebe que o orgasmo se aproxima, alcança o estado de "ejaculação inevitável", ou seja, quando a ejaculação vai acontecer no espaço de 1 a 3 segundos. Os músculos dos testículos e dos canais deferentes contraem-se, para bombear o esperma através da uretra. A passagem da urina para a uretra fica bloqueada e os líquidos das glândulas seminais e da próstata misturam-se com os espermatozóides. Com o atingir do orgasmo, esta mistura é conduzida pela uretra por acção muscular.

Após o orgasmo, há um período de tempo em que o homem não tem capacidade de reagir ao estímulo sexual. Este período de tempo designa-se período refractário e varia de pessoa para pessoa, podendo durar apenas alguns minutos ou algumas horas. O pénis perde a erecção, todo o corpo relaxa e há frequentemente um forte desejo de dormir.

Numa mulher, a excitação sexual leva ao inchar do clitóris e da vulva, bem como a um aumento da lubrificação, facilitando a penetração do pénis na vagina. O útero também aumenta de tamanho e sobe, puxando o cérvix para longe do pénis. A zona superior da vagina alarga-se para acomodar o esperma ejaculado.

Durante o orgasmo, os músculos da vagina e o útero contraem-se ritmicamente e pode mesmo ocorrer a "ejaculação" de uma pequena porção de líquido pela uretra que não é urina. Não existe período refractário na mulher e muitas são capazes de atingir vários orgasmos de seguida.

É vulgar dizer-se que os homens se excitam como acender uma lâmpada (instantaneamente), enquanto as mulheres se excitam como ferros de engomar (lentamente). Graças como esta simplificam excessivamente a complexidade e variedade das relações sexuais humanas mas normalmente as mulheres necessitam de mais tempo para atingir o estado em que desejam ser penetradas.TOPO

acionados:

Sistema reprodutor masculino   Regulação do sistema reprodutor   Desenvolvimento humano  

simbiotica.org