Quem somos

A Rede Simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza começou como uma forma de partilhar um amor pela natureza mas rapidamente evoluiu para muito mais.

Fundada em 2001 por Sandra Rocha, membro efectivo da Ordem dos Biólogos com o número 1166 e do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa com o número 70266, a Rede tem tido sempre como objectivo máximo ser uma fonte de conhecimento na área da Biologia e das Ciências Naturais para os estudantes de língua portuguesa. A fundadora da Rede é professora do quadro do ensino público português há duas décadas anos, leccionando actualmente na cidade do Seixal.

Ligue-se a nós:Facebook simbiotica.orgTwitter simbiotica.orgGoogle + simbiotica.orgFlikr simbiotica.orgYouTube simbiotica.org
Breve história de simbiotica.org

Desde pequena que tenho tido esta paixão pela Vida, em todas as suas formas, talvez devido a ter nascido num dos últimos continentes selvagens, África. Seja qual for a causa, resultou dessa paixão ter resolvido ser bióloga e querer transmitir aos outros esse meu permanente entusiasmo e encantamento por estas coisas. 

Nada que tenha remotamente a ver com a Biologia é aborrecido para mim, uma sorte pois esta é uma ciência que nunca pára e nem sequer abranda, as descobertas sucedem-se a ritmo alucinante e nunca saberemos tudo, mesmo dos seres que nos são mais familiares. Não é à toa que se considera o século XXI o século da Biologia.          

Dos tempos conturbados que enfrentamos, tanto em relação à conservação da natureza e da biodiversidade, como da própria sobrevivência da espécie humana neste "pequeno ponto azul", como lhe chamava o inesquecível Carl Sagan (uma fonte de inspiração para todos nós e um homem que decididamente marcou a minha vida com a sua maravilhosa série de programas Cosmos) um outro desafio se me apresentou: a necessidade de mentalizar as pessoas para questões que cada vez mais nos afectam directamente, como alterações climáticas ou extinções desenfreadas, bem como levá-las a sair da sua inércia e a lutar pelo que lhes é querido.

Desde os tempos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa que a Internet se revelou uma fonte inesgotável de conhecimento, uma biblioteca mundial para quem tiver interesse em saber mais. No entanto, deparei-me com uma questão importante: a maioria das pessoas não tinha a mesma facilidade que eu em ler conteúdos noutras línguas e os conteúdos em português eram raros e muitas vezes pouco credíveis. Da conjugação de todos estes factores surge este site, cujo principal objectivo é divulgar conhecimentos e incentivar o gosto pela natureza. 

O site simbiotica.org é o culminar de uma série de experiências informáticas, algumas ainda online mas sem qualquer tipo de actualização e completamente desajustadas do que se pretende actualmente fazer passar. O percurso foi iniciado em 2001 com o site À descoberta da Vida, a que se juntaram sites mais específicos como O meu jardim florido e Born to be Wild. Devidamente reformulado e constantemente actualizado, o conteúdo desses sites compõe agora o site simbiotica.org.

Claro que o que começou como um passatempo, rapidamente se tornou um empreendimento sério e um sumidouro de tempo e recursos. Ainda que todo este trabalho seja feito com o maior prazer, menos directo de compensar é o investimento em alojamento e banda larga, pelo que qualquer pequeno contributo que cada um de vós, visitantes, possa fazer clicando no botão faça um donativo abaixo irá ajudar a manter esta Rede livre de registos, acessos condicionados e publicidade mais tempo. Só assim a biologia e a conservação em português continuarão a estar disponíveis para todos.

Mas porquê simbiótica?

A simbiose é uma relação muito comum entre os seres vivos, pois é uma excelente solução para ultrapassar os desafios da sobrevivência em contextos radicais e em constante mudança. Na simbiose todos os participantes na relação contribuem para o sucesso da parceria e todos recolhem os lucros desse trabalho de equipa, uma situação à qual não se pode apontar defeitos.

Este conjunto de páginas tem exactamente a mesma filosofia: abordando aspectos diferentes do conjunto que é a maravilha da Vida na Terra, completa-se e origina um todo bem maior que a simples soma das partes. Esta rede é, afinal, simbiótica, como a Vida ...

Obrigado pelo seu interesse!!

Sandra Rocha, bióloga, conservacionista, fotógrafa e professora

Fazer doação
simbiotica.org

Bookmark and Share