Filo Nematoda

Nemátodo de vida livre

Os nemátodos (gr. nematos = fio) ocupam, provavelmente, o segundo lugar, após os insectos, em número de indivíduos no planeta, estimando-se que apenas 1/5 das espécies tenham sido descritas até à actualidade. 

No lodo do fundo do mar chegam a coexistir 4 milhões de animais por metro quadrado, enquanto no solo podem existir 7,5 biliões por acre.

Talvez nenhum outro grupo taxonómico seja tão universal em relação ao habitat, sendo encontrados em qualquer lugar (de vida livre no solo ou na água, parasitas de tecidos ou líquidos de animais ou plantas). 

Algumas espécies, no entanto, são estranhamente restritas a habitats peculiares, como grãos de sementes, sangue, seiva, etc. 

Estes animais são vermes não segmentados, de corpo cilíndrico e alongado, que se afila nas extremidades. 

Esquema da estrutura corporal de uma lombriga fêmea

Geralmente são de tamanho reduzido mas alguns atingem 1 metro de comprimento.

A epiderme tem uma estrutura peculiar sincícial (E), dado que as células não apresentam paredes celulares e é revestida por uma cutícula quitinosa resistente, lisa e elástica, com pequenas estriações (C). 

Em espécies de vida livre podem existir pequenas cerdas ou espinhos, que ajudam na locomoção.

O sistema digestivo é completo, com boca e ânus terminais. 

Corte transversal a nível da faringe

A presença de ânus é uma importante evolução em relação aos filos anteriores, pois evita a mistura de nutrientes e excreções, tornando o processo digestivo e a absorção mais eficientes. 

A boca é geralmente rodeada por três peças, designadas lábios e pode conter placas cortantes ou estiletes perfurantes, especialmente em espécies predadoras. 

O tubo digestivo propriamente dito é composto por cavidade bucal, faringe sugadora (G), esófago e intestino.

A digestão é extracelular, sendo as enzimas hidrolíticas lançadas para o esófago e para o intestino. A absorção realiza-se, igualmente, no intestino.

Apenas apresentam musculatura longitudinal (B), pelo que estão restritos a movimentos de curvatura dorso-ventral ou lateral. Deste modo, a locomoção resulta da interacção entre os músculos e o pseudoceloma (H) cheio de líquido.

De cada lado do corpo existe um canal excretor, que desagua em minúsculos poros excretores, localizados atrás da boca. 

As excreções são retiradas do líquido do pseudoceloma. No entanto, o principal produto de excreção, a amónia, é excretada pela parede do corpo, pelo que não se conhece a verdadeira importância deste conjunto de canais.

O sistema nervoso é composto por um anel em volta da faringe ou esófago, ligado a 6 nervos curtos anteriores e a 6 cordões nervosos posteriores, os maiores dos quais se localizam dorsal (F) e ventralmente (D). 

Os principais órgãos dos sentidos (tacto e químico) localizam-se em papilas na superfície do corpo. Algumas espécies apresentam ocelos.

Corte transversal ao nível do sistema reprodutor (fem.)

A reprodução é exclusivamente sexuada, sendo a fêmea sempre maior que o macho. A fecundação é interna.

Os órgãos reprodutores são longos tubos, fechados na extremidade interna, que se alargam á medida que se aproximam do poro genital, seu único ponto de ligação á parede do corpo. As gónadas e os canais sexuais são contínuos.

O tubo masculino é impar, sendo formado por um testículo, canal deferente, vesícula seminal (local de armazenamento dos espermatozóides maduros), canal ejaculatório e espículas peniais (unem o macho á fêmea durante a cópula).

O tubo feminino tem geralmente forma de Y, sendo formado por dois ovários (B), dois oviductos (D), dois úteros (A), que se unem numa vagina, que abre na vulva.

Os ovos produzidos fecundados no oviducto da fêmea adquirem uma casca dura e são libertados. 

No caso de nemátodos parasitas, não é necessário um hospedeiro intermédio para se completar o ciclo de vida.                                                                                       TOPO

Temas relacionados:

Sub-reino Parazoa   Sub-reino Eumetazoa   Filo Platyhelminthes   Filo Mollusca

simbiotica.org

Bookmark and Share