Diabo da tasmânia

 Monitor esmeralda

 Ornitorrinco

 Tuatara

A sua evolução isolada permitiu que muitos organismos antigos sobrevivessem até à actualidade, ou pelo menos até à sua colonização pelo Homem ...

Com os seus inúmeros tipos marsupiais, este continente tem a fauna mais particular de todo o planeta.

A Austrália esteve isolada pelo menos durante 50 milhões de anos, mais tempo do que qualquer outro continente, e poucos mamíferos terrestres (que dominam totalmente o resto do mundo) a atingiram.

A Austrália é o continente mais plano, as suas únicas montanhas são bastante antigas e estão muito erodidas. Assim, não havendo montanhas novas a desgastar, as planícies centrais do continente recebem poucos sedimentos, tornando-as pobres em nutrientes e minerais essenciais.

Este facto, junto com a situação geográfica que a coloca numa zona de baixas pressões, torna a Austrália o continente mais seco e árido da Terra: 2/3 do continente recebem menos de 510 mm de chuva por ano e o terço restante menos de 255 mm por ano.

Os marsupiais tiveram origem na América do Norte mas expandiram-se até à América do Sul, Antárctica e Austrália, onde tiveram oportunidade de ocupar os diversos nichos ecológicos, livres da competição com os placentários.

Para conhecer melhor os belos selvagens deste continente clique nas ligações ao lado.

simbiotica.org

Bookmark and Share